quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Pastel assado de escarola

Essa é uma opção pra quem exagerou um pouco nas garfadas da semana ou pra quem quer uma alternativa mais magrinha para o jantar. Aqui em casa é muito apreciada e você pode fazer com o recheio que der vontade para variar. Nós amamos com a escarola, mas acho que da próxima vez vai ser com brócolis, alho e um queijinho derretido....hummmm!

É muito fácil:

Para o recheio, refogue mais ou menos 1/2 maço de escarola picada (ela tem bastante água e não rende muito, por isso vai bastante) com alho e cebola até murchar.

Junte 1 tomate sem pele e sem sementes e deixe cozinhar um pouquinho.

Acrescente 3 fatias médias de queijo minas em cubinhos e misture.

Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe esfriar um pouco.

Enquanto isso, separe as massas de pastel (daquelas redondas mesmo, compradas prontas. Eu usei a grande).

Coloque aproximadamente 1 colher (sopa) bem cheia do recheio em cada massa, dobre em formato de meia-lua e feche as extremidades com um garfo, apertando bem.

Pincele azeite nos pastéis e salpique gergelim torrado por cima.

Leve ao forno preaquecido por 10 a 15 minutos ou até que a massa esteja dourada.

Rendem de 6 a 8 pastéis, depende da quantidade de recheio que você conseguir colocar em cada um ; )

Pronto! Eu gosto de comer com um molhinho de pimenta dos "bãos" que temos aqui. Mais pra frente coloco a receita do molhinho, que é uma especialidade da minha tia.



Bom apetite!

4 comentários:

Anônimo disse...

hummm...delícia, né? fico contente em ver que retornou com suas receitas...estou temporiariamente em londrina e me anima ver alguém aqui do estado que também é louca para testar receitas como eu! por falar nisso, vou ficar esperando a receita do molhinho...um abraço grande, Franciele! (fpdeboni@hotmail.com)

Juliana disse...

Franciele, obrigada pelo comentário tão simpático!
Fico muito feliz por poder dividir meu gosto pela culinária com alguém do estado também.
Aguarde que em breve eu coloco a receita do molho.
Beijinhos!

Anônimo disse...

Miga!! Tá que tá em!! Várias receitas!!
Eu achei genial esse pastel assado!!
Eu amo pastel, mas comer fritura sempre.. já viu onde o ponteiro da balança vai parar né...
Tem uma massinha esperando para o jantar de hoje!
Beijos

Anônimo disse...

Duvida: fica crocante? D� pra varias os recheios?
Beijos de novo!