segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FILÉ PRIMAVERA

Receitinha do livro dos 10 anos do Mais Você. Confesso que tinha um certo preconceito com esse livro. Logo que lançou, em 2009, olhava na livraria, folheava e não conseguia formar uma opinião. Só sabia que não me interessava muito. Mas no Natal de 2009 qual não foi minha surpresa quando cunhadinho e cunhadinha apareceram com um pacote de presente dizendo que viram na loja e pensaram logo em mim. Abri e era o tal livro. Sabe de uma coisa? Eu amei!!! Acho algumas receitas do programa meio "viajadas", mas o livro me surpreendeu.
Essa receita foi uma das primeiras que eu reproduzi num domingo preguiçoso. Delícia!

FILÉ PRIMAVERA


INGREDIENTES
1 berinjela média
200 g de espinafre (não usei, infelizmente não tinha)
1 tomate tipo caqui em fatias (usei rasteiro)
Farinha de trigo para empanar
2 colheres (sopa) de azeite
500 g de filé mignon em um pedaço só
2 colheres (sopa) de margarina light (usei 1 colher de manteiga)
100 g de mussarela picada
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
Polvilhe sal na berinjela e deixe-a descansar por 30 minutos. Lave e seque. Cozinhe o espinafre no vapor e reserve. Tempere a berinjela e o tomate com sal e pimenta, passe-os ligeiramente na farinha de trigo e grelhe no azeite dos dois lados. Reserve.
Corte a carne em medalhões (eu gosto bem alto, pra ficar vermelhinho no centro) e tempere com sal e pimenta. Unte uma frigideira com manteiga e grelhe os filés dos dois lados.
Numa travessa refratária, monte a berinjela, o medalhão de filé, o tomate, folhas de manjericão e a mussarela. Leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até que o queijo derreta. Na hora de servir, faça uma cama com as folhas de espinafre, coloque os medalhões e decore com com ramos de manjericão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Juba!!!! Tudo bom??? Aqui é o Átila, escrevo pra dizer que continuo acompanhando seu Food Blog´. Venho cobrar por mais postagens de risostos né??? kkkkk. Onde estão os risotos de palmito e alho poró hein???

A propósito, ontem estive em Cornélio Procópio com três amigos e resolvemos jantar na Água Doce Cachaçaria, e eis que me recordei deste post seu de 2007 ainda: http://quetalumrisoto.blogspot.com/search?q=agua+doce e não é nenhuma surpresa que me atraquei numa porção de Mignon com catupiry!!! Devo dizer que a farinha de mandioca não acompanha mais o prato, mas o restante é delicioso: mignon ao ponto, beem suculento; cebolas douradas e catupiry generoso, além do delicioso pãozinho de alho e aquela pimentinha dos deuses (não ligo do ardor na boca depois, como as sementes e tudo - aqui em casa sou acostumado com pimentas!!!)

Pedimos também o escondidinho de carne seca e tava tudo certo - comemos horrores.

Vou acompanhar o blog, só pra ver se você me responde hein, rs....

Abraços e sucesso nas receitas!!!

Juliana disse...

Átila!!!
Que delícia ver seu comentário aqui, é muito bom!! Comente sempre, viu?
Ah, o risoto de alho poró já está na minha lista pra essa semana, espero que dê certo de fazer!!!
Delícia o filé do Água Doce, né?
Eu tb como a pimenta inteira e sou super pimenteira...kkkk
Em breve coloco mais risotos, pode esperar.

Beijinhos

Elen disse...

Amei esta receita!!!
Adoro berinjela...
Parabens pelo blog... seguindo...
Abs.
Elen.
www.noznamoscada.blogspot.com

gatodomato disse...

Eu também já peguei e larguei esse livro umas 3x....rssss desencorajei de comprar. Eu procurava receitas originais, tenho relutância com releituras e invencionices, mas parece que o livro trás receitas simples e elaboradas, é bem diversificado!Pode ser que eu compre agora que há uma referência positiva.
Obrigada