quinta-feira, 1 de abril de 2010

Riosoto de abobrinha bom demais


Sábado à noite ficamos em casa, queríamos descansar, curtir um pouco nosso cantinho e aproveitar que estava chovendo pra namorar e colocar os assuntos em dia. Afinal, o dia-a-dia acaba matando um pouco as conversas leves, o romantismo. Mas sempre é hora pra recomeçar e nada melhor do que uma comidinha gostosa e preparada a 4 mãos pra deixar um clima agradável. Tô romântica, né? Ai, ai....

Então vamos pro risoto. Me inspirei em uma receita da Morena Leite, do Capim Santo. Eu a vi preparando o risoto em um programa de TV que não me lembro qual foi, mas o que me chamou a atenção foi que ela disse que o risoto teria 3 texturas de abobrinha, crocante, macia e creme.





Risoto de abobrinha bom demais


Eu usei:

2 abobrinhas verdes médias

1/2 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1 xícara (chá) de arroz arbório

1 colher (sopa) de manteiga de garrafa

1/2 xícara (chá) de vinho branco

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha

1 punhado de queijo minas curado ralado

Suco de 1/2 limão

1 colher (sopa) de castanha de caju

Azeite de oliva

Sal e pimenta-do reino

700 ml de caldo de legumes caseiro* aproximadamente

Cebolinha verde picada a gosto



*Se não tiver o caldo caseiro, dissolva um sachê de caldo de legumes na mesma quantidade de água e acerte o sal.



Fiz assim:

Cortei metade de uma abobrinha em fatias finas e grelhei na panela que usaria pro risoto com 1 fio de azeite até ficar douradinha. Reservei. Na mesma panela, refoguei o restante da abobrinha cortada em meia-lua (só pra fazer uma graça) até ficar macia. Metade dessa abobrinha refogada bati no processador com o suco de limão, a castanha de caju, um pouco de azeite e um pouco do caldo de legumes, só pra ficar cremoso. Acertei o sal e pronto. O pesto de abobrinha está feito. Reservei.

Naquela panela que grelhei a abobrinha e refoguei o restante, aqueci mais um pouco de manteiga de garrafa (isso foi coisa minha, compramos uma garrafa em Maceió e queria usar, o resultado foi ótimo) e refoguei a cebola, até ficar transparente. Juntei o arroz e mexi até os grãos ficarem brilhantes. Coloquei o vinho e mexi um pouco até evaporar. Nessa hora você percebe que o arroz fica mais cremoso porque o amido começa a soltar um pouco e fica lindo!!! Depois disso, comecei a colocar o caldo de legumes, que já estava fervendo em uma panela ao lado. Concha a concha, esperei o arroz absorver o caldo pra colocar a próxima. Depois de uns 10 minutos de cozimento, juntei o pesto reservado e continuei a colocar o caldo, até que o arroz estivesse cozido "al dente". Coloquei a pimenta dedo-de-moça, desliguei a panela, acrescentei o queijo, mexi bem e decorei com a cebolinha. Geralmente coloco aquela colherada de manteiga gelada no fim pra dar brilho, mas desta vez não achei necessário, já que o pesto deixou o risoto mais cremoso e até vi um brilho no risoto. Pode ser reflexo dos meus olhos ...rsrsrs.

Montei nos pratos com a abobrinha grelhada por cima e servi com filé de atum grelhado (que ficou malpassado por dentro, minhanossaquedelícia!).

Espero que vocês gostem. Nós gostamos!


13 comentários:

FOFIS disse...

Adorei o risoto , muito bom parabens fofis

Cozinha Mágica disse...

Olá, meu nome é Sonia, estou iniciando um blog de receitas, já que adoro cozinhar e gostaria de compartilhá-las com você.

Quando puder me faça uma visitinha!

http://minhacozinhamagica.blogspot.com

Beijos!

Victor Hugo disse...

nossaaaa mt bom um risoto se deixar eu como uma panela inteira...
vou te seguir ok?
se der da uma passada la no meu blog tb...
www.vhgastronomia.blogspot.com

Anônimo disse...

This will astonish you!

ZEITGEIST: ADDENDUM

http://www.zeitgeistmovie.com/

Money as debt

http://www.youtube.com/watch?v=vVkFb26u9g8

project camelot magnetic motor

http://www.youtube.com/watch?v=hkgyY47duCM

AMAZING!!

OZONATED WATER: CURE ANYTHING!

http://www.stoptherobbery.com/

Monatomic Gold

http://monatomicgold.co.uk/index.php

HydrogenCar

Vaz disse...

Boa essa receita!
http://velhaguardacarloskluwe.blogspot.com

pinq industry disse...

Nossaa adorei o final " servi com filé de atum grelhado (que ficou malpassado por dentro, minhanossaquedelícia!)"

aiiiiaiiii

deve ter ficado maravilhoso e eu ja anotei!

bjos

Café Solúvel disse...

Adorei o nome do seu blog...primeiramente...
Risto é tudo de bom!
Adorei a recita...vou fazer!
E visite o meu tbm...começei o meu a pouco! Mas passe por lá, sempre coloco algo bem bacana...
beijoo

Ricardo disse...

Maravilhoso!!!!

Eu fiz esta receita em casa e ficou maravilhoso.

Detalhe, este foi meu primeiro risoto, e eu escolhi esta receita por achar que ficaria muito saboroso, não deu outra...

Recomendo a todos.

Abraços

Átila Rodolfo disse...

Oi Juba! Lembra de mim??? Sou o Átila, amigo da Aninha. Você estará no casamento dela né??? Bom ... como esse nosso mundo é pequeno. Estava eu na internet a procura de receitas de risotos (que adoro!!!) e me deparo com seu blog e o nome super sugestivo! Comecei a lê-lo com atenção e eis que me deparo com uma foto da sua pessoa! Devo salientar que você escreve super bem, além de ser super didática nas receitas. Quanta coisa interessante! Continue a postar, por favor! Aguardo uma sugestão de risoto de palmito ou alho-poró (os meus favoritos). Abcs!!!

Tati disse...

Amei seu blog!
Parabéns!
Bjs!

Quando conseguimos admitir que nosso próximo merece um elogio, estamos abrindo em nosso coração uma estrada de mão dupla - e, em breve, receberemos um elogio de volta.
Quando puder visite o meu,
Bjs!
http://receitasdatatialves.blogspot.com/

fernandananica disse...

Olá, você pode me encaminhar um email com o seu contato (endereço, telefone)? Quero lhe enviar uma amostra.

arroztiojoao@grafia.com.br

Débora disse...

Ah eu fiz esse risoto essa semana, bommmm demais! Adorei as receitas! Bjs bom final de semana.
Débora http://cheirinhodetempero.blogspot.com/

Clara disse...

Amei o blog, to me sentindo dentro do filme Julie & Julia! hehehe
gostei das dicas, vou tentar algumas!

beijos,
e continua postando novos pratos!