quinta-feira, 2 de julho de 2009

Moussaka

(a foto não faz jus ao sabor, pq ficou mais gostosa do que bonita :-) )
Eu gosto muito de berinjela e sempre estou à procura de novas receitas para usá-la. Sábado, eu e meu bem procurávamos alguma coisa interessante para fazer no jantar e ao folhear o livro do (maravilhoso!) Luiz Cintra, nos deparamos com uma receita de Moussaka, que nada mais é um gratinado de berinjelas.
Como o próprio Luiz fala, é um prato grego bem temperado e saboroso, principalmente quando são usados ingredientes frescos e muitas ervas e especiarias. Eu adorei o sabor que a canela dá, pois fica bem suave, mas com um toque instigante.
Moussaka
Ingredientes:
1 Kg de berinjelas (+ ou - 4 médias)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
3 cebolas médias picadas
3 dentes de alho picados
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
200 g de polpa de tomates (usei 1 lata de tomate pelado processado)
400 g de carne de cordeiro moída (usei carne bovina, era o que tinha)
1 folha de louro
1 colher (café) de tomilho
1 colher (café) de orégano
1 colher (café) de canela em pó
2 colheres (sopa) de salsinha
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 1/2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de rosca
Queijo parmesão ralado
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
Modo de fazer:
Corte as berinjelas no sentido do comprimento em fatias de 1/2 cm de espessura. Salpique com sal e deixe que percam a água por cerca de 30 minutos.
Prepare o molho branco, começando por levar ao fogo a manteiga e a farinha em uma panela e misturando bem até a manteiga derreter. Acrescente então o leite, aos poucos, sempre misturando. Cozinhe por cerca de 15 minutos para o molho engrossar, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Deixe esfriar um pouco. Reserve.
Comece o preparo da carne. Em uma panela grande, aqueça 3 colheres de azeite e frite a carne até que esteja bem seca, acrescente a cebola e o alho picados, refogue por alguns minutos e regue com o vinho branco. Deixe o vinho reduzir, tempere com a folha de louro, o tomilho, o orégano e a canela, misture bem e adicione a polpa de tomates. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos. Acerte sal e pimenta-do-reino e salpique com salsinha.
Escorra e seque as berinjelas, depois grelhe-as com o azeite restante até estarem douradas.
Polvilhe um refratário com um pouco de farinha de rosca e coloque uma camada das fatias de berinjela, polvilhe um pouco de queijo ralado e mais farinha de rosca. Coloque o refogado de carne e polvilhe novamente a farinha de rosca e o parmesão, faça outra camada com as fatias de berinjela e cubra tudo com o molho branco, espalhando bem. Por cima mais queijo e farinha de rosca. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que a moussaka esteja bem dourada.
(a minha não ficou dourada pq não aguentamos esperar, todos estavam morrendo de fome)

Um comentário:

angela disse...

fiquei com vontade fazer! bjs