domingo, 16 de janeiro de 2011

SALADA DE CAMARÕES COM CREME DE AGRIÃO


Tem feito um calor escaldante por aqui, por isso pensei em postar uma receita fresquinha, bem com cara de verão.
Fiz para o jantar em uma sexta-feira qualquer de 2010, num dia em que estava a fim de comer alguma coisa diferente e também aproveitar o agrião e a manga que estavam nas últimas na geladeira. Fucei no congelador e encontrei um pacote de camarão que estava lá há desde que compramos um pacotão de 2 Kg pra usar em uma outra receita que também pedia 500 g. Separei o restante em mais 3 pacotinhos e guardei pra usar em uma ocasião como essa. (Chique, eu, né? rsrsrs).
A segunda parte do plano foi procurar uma receita que usasse pelo menos o camarão, já que poderia fazer uma saladinha simples com o agrião e a manga. Fui direto para uma apostila de receitas de peixes e frutos do mar do Luiz Cintra que meu pai me deu há um tempão. Foi lá que eu encontrei essa receita e fiquei louca pra testar. Só fiz algumas modificações no preparo, que coloquei entre parênteses.
Agora vamos pra receita que já deu fome.
SALADA DE CAMARÕES COM CREME DE AGRIÃO
INGREDIENTES
500 g de camarões médios limpos
1 maço de agrião (só as folhas)
200 g de maionese (usei ¼ xícara (chá))

100 ml de creme de leite fresco (usei ¼ xícara (chá))

1 colher (sopa) de gin (usei vodca)
1 colher (chá) de molho inglês
Suco de 1 laranja
Suco de 1 limão
Sal a gosto
2 mangas em tiras (usei 1 grande)
Folhas verdes para decorar
Pimenta rosa (não tinha, usei pimenta-do-reino)
MODO DE PREPARO
Escalde as folhas de agrião por 30 segundos e escorra. Bata no liquidificador com a vodca, maionese, creme de leite, molho inglês, sucos de laranja, de limão e sal.
Na receita original ele pede para temperar os camarões com sal e escaldar no suco de laranja e de limão, mas eu fiz diferente. Temperei com sal e pimenta e salteei na frigideira com um fio de azeite por 1 minuto, só pra mudar de cor. Cuidado pra não deixar muito tempo que o camarão fica sem gosto e textura de borracha.
Agora é só montar. Arrume as folhas em uma travessa e decore com os camarões e as tiras de manga. Cubra com o creme de agrião e enfeite com os grãos de pimenta rosa (se tiver, deve dar um toque bem bacana).

Nenhum comentário: