quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Risoto de funghi


Já estava na hora de postar uma receita de risoto, afinal precisava justificar o nome do blog.

Esse risoto de funghi ficou especialmente saboroso. Primeiro porque foi feito a quatro mãos, meu maridinho está começando suas aventuras na cozinha com esse prato e ele realmente se sente realizado com o resultado. Em segundo porque escolhemos ingredientes bons e era um domingo tranqüilo, sem pressa, só nós dois.



Risoto de funghi secchi


Ingredientes
20g de funghi secchi

1/2 cebola média picadinha

1 xíc. (chá) de arroz para risoto

3 xíc. (chá) de caldo de carne fervente (aproximadamente)

1/2 xíc. (chá) de vinho branco seco

2 colheres (sopa) de manteiga

1/4 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado



Modo de fazer:
Trinta minutos antes de iniciar o risoto, lave muito bem os funghi, retirando o máximo possível de terra. Coloque-os em uma tigela pequena e cubra com 1/2 xícara (chá) de água. Deixe repousar por 30 minutos. Ao final do tempo, retire os pedaços de cogumelo hidratados do líquido, que deverá também ser reservado. Corte os cogumelos em pedaços e reserve. Em uma panela média, aqueça 1 colher (sopa) da manteiga e junte a cebola. Quando a cebola estiver começando a dourar, acrescente os pedacinhos de funghi e cozinhe por 1 minuto. Junte o arroz, misture bem, e deixe no fogo 2 minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe secar um pouco. Junte o líquido de repouso dos funghi e deixe evaporar. Concha a concha e na medida em que o líquido for totalmente absorvido pelo arroz, adicione o caldo à panela, mexendo constantemente. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente. Desligue o fogo, acrescente o restante de manteiga, misture bem e junte o parmesão. Sirva imediatamente.


Rendimento: 2 porções


* Foi prato único, dispensamos carne e salada nesse dia (tanta era a vontade de sentir o sabor e tanta era a preguiça de lavar verdura e grelhar uma carne...).

29 comentários:

Eli disse...

Está lindo demais!! Eu também tenho paixão por risotos! :)

Elvira disse...

Que delícia de risotto, bem cremoso, como gosto dele! :-)

Sarita disse...

K delicia mesmo!!Só o aspecto diz tudo!
Bjitos.

Smas disse...

Adoro risoto de cogumelos. é o meu favorito, mas nunca fiz. Já "roubei" esta receitinha e vou passear pelo supermercado daqui a pouco...
Bjs

Juliana disse...

Eliana, eu também sou super fã de risotos. Sempre testo um diferente.

Elvira, este risoto ficou especialmente cremoso. Você vai adorar!

Sara, obrigada!

Smas, faça o risoto neste fim de semana. Com certeza vai agradar. E fique à vontade para pegar as receitas. É uma honra!

Anônimo disse...

Miga Juju!!! Uma vez comprei um saquinho de funghi e deixei estragar porque não sabia uma boa forma de prepará-lo!! Agora já tenho a receita e uma caixa de arroz Arborio lá em casa... só falta achar o cogumelo no mercado!! Deve ficar bom tb misturar outros cogumelos, não?

Risoto é um prato versátil, né? Você pode misturar qualquer ingrediente que gostar e fica um prato gostoso, completo e muito "fino" ainda mais nesse prato bonito!! kkkkkkk
Bjos, Iáscara

Anônimo disse...

Ah... a receita do filé com banana e do arroz com celoba caramelizada eu vou escanear em casa e te mandar, tentei achar no site da Cláudia mas não achei, e to com preguiça de digitar tudo!!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
Escrevi "celoba"
kkkkkkkkkkkkkk
Corrigindo: CEBOLA!!!

Juliana disse...

Iáscara, também acho que fica divino misturar outros cogumelos, até tenho uma receitinha com shimeji, shitake e cogumelo Paris fresco. Pena que aqui é difífil de encontrar. Só em Cascavel ou em Londrina mesmo!

Ah, por favor, que quero a receita do filé!
Já fiz o arroz que vc me falou, logo eu posto aqui.
Beijinhos!!

Aline Neme disse...

Juliana,

Que risotinho divino!!!!!
Adorei!!!!!

Já está devidamente copiado!!!!!

Adorei aqui, já linkei lá no Moqueca!!!!

Bjundas

Laurinha disse...

Já zanzei pela sua cozinha, muuuita coisa boa! E esse risotto então, tudo de bom. funghi secchi só eu gosto aqui em casa, então já viu qts vezes eu fiz risotto de funghi - só 1, uminha só, SNIFF
Adorei o seu!
Beijinhos,

Anônimo disse...

Boa noite, sou doido por risoto e ja tentei fazer de cogumelos, mas não ficou aquelas coisas não. Por favor me manda as receitas q vc tiver com cogumelos, vou ficar eternamente grato e uns qulinhos mais gordo rsrsrs.
Um grande abraço !!!
Mauricio
xavieradvogado@uol.combr

Unknown disse...

Adorei teu blog, ainda sou principiante em meu blog de Moda e Política.
Gosto de cozinhar, mas às vezes sou perversa e ao final dos risotoa, adiciono nata fresca. Garante a umidade e no inverno é especialmente adequado.
Grande abraço,
Quiteria Franco

Anônimo disse...

PERAÍ... DÁ PRA FAZER COM ARROZ INTEGRAL NAUM?

Marlene disse...

amei este blog.. vc é maravilhosa amiga
teu blog alem de saboroso tem um tempero de ''humor'' que dá todo o charme ao blog
copiei todas as receitas que são fantásticaS
PARABENS!!

Marlene disse...

tambem queria a receita de risoto c/ todos cogumelos... me passa? hein? passa vá [rsrs]
bj

Unknown disse...

Bem, vou ao super comprar os ingredientes, depois posto o resultado....

Em busca do gelo do Whisky disse...

Incrível como o risotto ficou uma coisa de "moda" aqui entre nós. Ele está presente em qq lugar. Desde a chegada do arroz arbóreo. Vou fazer para o jantar!
Susana

Unknown disse...

Amo,amo,amo risotos... não sei por qual motivo nunca tinha 'acordado' e feito o de funghi antes. Eu e marido, aliás adoramos funghi... Talvez a rotina louca de ter um bebê, estudar, trabalhar tenha nos absorvido taaaanto e nos condenado apenas aos pratos triviais de sempre... Fiz o risoto (que ficou DI-VI-NO!)e a partir de hoje, o trivial aqui será o risoto... de todos os sabores para não entediar.. haha
Beijo e obrigada!! Leila, Lisandro(marido) e Bernardo

Patricia disse...

Oi Juliana, sempre que faço esse risoto fico com o computador na mesa da cozinha pra acompanhar a sua receita - hoje será a 3ª vez =)
Obrigada pela receita, aprabéns pelo Blog
Patricia

Anônimo disse...

Juliana, eu fiz da seguinte maneira. Coloquei +/- 25g de shitake e +/- 50gr de Funghi para hidratar com agua um pouco mais que morna e 1/2 xícara de vinho branco para cada um. Deixei reservado a cebola picada aproximadamente 100 gramas de queijo parmesão ralado na hora. Nos 30min que se seguiram para hidratação nos servimos de 1 porção de bolinhas de batatas cremosas fritas bem sequinhas e alguns drinques seguido da preparação do caldo de costela em cubos (gosto mesmo é de fazer o caldo para meus risotos, não gosto muito de caldos industrializados, mas na falta...). Então coloquei 1 colher de chá de manteiga mais umas 3 colheres de sopa de azeite, juntei a cebola dourei por um min, juntei o shitake e adicionei seu caldo complementando sua hidratação, +/- 2 min depois adicionei o funghi e 1 quarto de seu caldo, juntando o restante do caldo ao caldo de costela já ao ponto. Deixei cozinhando por cerca de 5 min até reduzir bastante, adicionei mais uma colher de sopa de azeite e coloquei o arroz (1 xícara, para 2 pessoas. Neste prato gosto do Carnaroli ao invés do Arbório pois ele cozinha mais rápido)mexendo bem para ficar homogêneo até reduzir, após isto coloquei uma colher de chá de alho picadinho, tornando a mexer para misturar bem, deixando reduzir mais não ao ponto de secar, aí então adicionei o caldo em conchas cheias o suficiente para quase cobrir o arroz, mexendo bem e dando um certo descanço, checando sempre o ponto do arroz, quando ele estiva ao dente mais mole adicionei o queijo parmesão (note que não usei sal pois a correção do sal se deu com o queijo, o caldo por ser industrializado também já é salgado)misturei bem, desliguei o fogo deixe descançar por uns 2 min e servi colocando uma porção no centro do prato e com movimentos rápidos e giratórios para espalhar o risoto e centralizá-lo no prato e coloquei um raminho de manjericão no centro. O paladar ficou muito agradável nem precisou de acompanhamentos uma vez que a textura do funghi se assemelha a um bife.

Jobim Oliveira

Unknown disse...

Hummm... vou fazer já! Bjs.

Regina Pacheco disse...

Um espetáculo!! acabei de fazer e comer...só acrescentei uma pitadinha de sal enquanto refogava o arroz.Aprovadíssima receita!!

marjo disse...

Olá!

Fiz tua receita e adorei. Obrigada!

Coloquei os comentários no meu blog, inclusive com o link pro teu:

coolestbrecho.wordpress.com

beijão,

Marjorie

Denise Rolemberg disse...

Oi, ficou uma delícia!!!
Fiz hj pro almoço!!!
;) Beijos de Maringá

Paula disse...

Faço sempre esta receita que encontrei aqui, já fiz de todo jeito...a ultima vez, não usei cebola, nem manteiga pq esqueci q ia na receita! e o vinho não tinha! mas igual ficou divino! rsrsrsrrsrs e combina muito com molho shoyo!

Sara disse...

Não vejo uma mistura de comida italiana e japonesa, que é algo que eu me sinto muito bem quando eles começam a misturar alimentos de diferentes regiões. Algo muito semelhante acontece em Delivery Vila Mariana espero ter a chance de experimentá-lo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O seu risoto tem um aspecto maravilhoso...é um prato que aprecio muito...adoro;-)


http://aromasdaria.blogspot.pt/