quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Penne oriental com vegetais, shoyu e gengibre








Essa receita eu tenho há bastante tempo. Vi em uma revista (se não me engano foi uma Cláudia), copiei e ela ficou guardada no meu caderninho esperando uma oportunidade.

Como meu marido adora macarrão e eu adoro mistura de sabores, preparei um dia, bem despretensiosamente e...uau!!! Elogios que não acabavam mais!

Adorei e repeti ontem à noite no jantar. Foi uma escolha leve, já que estávamos de férias na casa da mamis e como sempre, férias = banhas extras. Essa semana estamos bem comportados nas refeições....hehehe.

Sou casada há 6 meses, então ainda não repeti muitas receitas, pq sempre encontro uma nova opção de massa, peixe, etc. E só coloco definitivamente no livro de receitas quando faz sucesso depois da segunda vez. Portanto, agora esse prato já pode fazer parte do meu livrinho!

Fiz algumas adaptações, porque onde eu moro não se encontra de tudo, por isso, alho poró (que eu amo de paixão!) não foi possível incluir. Ah, a primeira modificação foi com o tipo de macarrão, que pedia fusilli e eu usei um penne integral que tinha meio pacote.



Penne Oriental com vegetais, shoyu e gengibre

Ingredientes:



2 colheres (sopa) de azeite

1 pedaço (5 cm) de gengibre cortado em tirinhas finas

1 talo de alho poró (parte branca) cortado em fatias finas (usei 1 cebola fatiada em meia-lua)

2 xícaras (chá) de brócolis cortado em flores, cozidos al dente


1 xícara (chá) de ervilhas tortas cortadas em 3 partes

1 cenoura grande cortada em palitos finos


1/2 xícara (chá) shoyu light


1 xícara (chá) tomates cereja cortados ao meio


250 g de massa curta (penne, fusilli)


Modo de fazer:


Em uma wok (ou frigideira grande), aqueça o azeite e refogue o gengibre e o alho poró (ou a cebola) por cerca de 3 minutos. Junte as flores de brócolis, as ervilhas tortas e a cenoura.


Derrame o shoyu light e cozinhe por aproximadamente 5 minutos.

Adicione os tomates cereja e retire do fogo. Tampe a frigideira.

Enquanto os vegetais chegam no ponto, cozinhe a massa em um caldeirão com bastante água e um pouco de sal até ficar al dente.


Escorra a massa e junte aos vegetais na wok.


Sirva em seguida.


Rendimento: 2 porções esfomeadas ou 3 normais.

Pra acompanhar, fiz uma saladinha que também vai entrar p/ o livro, porque foi aprovada 2 vezes pelo meu júri maridístico.
Mas vou colocar em um outro post, porque ainda sou tontinha com esse negócio de colocar foto e não consegui arrumar as duas aqui :(



Um comentário:

Elvira disse...

Querida Juliana, muito obrigada pelo seu gentil comentário no meu blog. Vou já linkar o seu para voltar muitas vezes a este deliciosa cozinha. :-)

Já agora, você não se quer juntar à nossa comunidade de blogs culinários em língua portuguesa...? Basta cadastrar-se como usuária e depois cadastrar o seu blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Beijão.