domingo, 21 de setembro de 2008

Risoto de lombinho com ameixa preta



Esse prato surgiu de uma vontade do marido de usar ameixa preta em um risoto. E eu achei que o saquinho de ameixas na despensa gostaria muito de ser acompanhada pelos 2 bifes de lombinhos perdidos no frio do congelador.

E o casamento foi selado pelo toque do suco de limão no tempero e no final da preparação.


Fizemos assim:

Depois de descongelado, o lombinho em cubos ficou marinando em suco de limão, molho de pimenta (da minha tia, é especial!) e sal por uns 30 minutos. Quem tiver mais tempo, pode deixar mais, nós deixamos lá enquanto preparávamos os demais ingredientes.

Cebola picada, manteiga separada, vinho branco seco na metade da xícara, arroz arbório reservado, 6 ameixas sem caroço em tirinhas e o sachê de caldo de carne fervendo em 3 xícaras (chá) de água. Adoro separar tudo em potinhos como na TV, acho um charme!!

O lombinho foi para a panela quente com um pouquinho de óleo até dourar e ficou esperando sua vez em um potinho.

Na "sujeirinha" da carne derretemos 1 colher (sopa) de manteiga e refogamos a cebola. Depois de transparente ela recebeu o arroz até ficar brilhante. Em seguida entrou o vinho branco para ajudar o amido a se soltar e ficou lá até evaporar. O caldo começou a ser despejado para começar a cozinhar o arroz, colocado concha a concha e mexendo sempre, devagar.

Na metade do cozimento (depois de uns 10 minutos) colocamos as ameixas e a carne reservada. Daí em diante, foi só esperar o arroz ficar al dente, acrescentar mais um tiquinho de manteiga só para dar o brilho, salpicar parmesão ralado e cebolinha verde.


Bom apetite!

Um comentário:

Ricardo Victorino disse...

Estou procurando novos risotos faz tempo mas vejo muita coisa que não me chama atenção. O seu me pareceu diferenciado, obrigado pela inspiração. Vou fazer depois comento. Obrigado.