domingo, 10 de fevereiro de 2008

Vai um abacate aí?

O negócio é o seguinte: ganhamos uma sacola de abacate. Isso mesmo, uma sacola de supermercado cheia de abacates que o meu sogro colheu na chácara e precisava distribuir. Na hora comemoramos, mas depois veio a dura realidade, pois não sabíamos o que fazer com tanta fruta e deixar estragar por falta de idéia do que fazer era o fim da picada.

Eu nunca fui muito fã de abacate, principalmente daquele que a gente aprenda a comer com açúcar e limão ou só batido com leite condensado. Mas quando conheci o guacamole, me rendi e fiquei apaixonada pelo prato, pois é uma salada muito refrescante e usado em preparações salgadas o abacate é saborosíssimo!

Então, pedi ajuda aos amigos do grupo Queijo com Goiabada para dar um fim digno aos verdinhos. Vieram sugestões doces e salgadas, além de hidratante para pele e cabelo (muito úteis, por sinal =) Mas escolhi duas receitas até agora, uma doce e uma salgada. Até agora, porque ainda tem dois na fruteira...

Fiz o Guacamole da Cris, que sugeriu a Salsa de Abacate, pois queria um jantarzinho meio mexicano. Sem tirar nem pôr nada. Delicioso!







Salsa de abacate / guacamole

Ingredientes:

1 abacate grande descascado e picado em cubos

1 tomate pequeno em cubos

1 cebola pequena em cubos

Suco de meio limão

Coentro fresco ou salsinha, cominho, pimenta e sal a gosto (usei salsinha e pimenta dedo-de-moça)

Pimentão verde ou vermelho a gosto (opcional)


Modo de fazer:

Salsa: Misture todos os ingredientes cuidadosamente e sirva com comida mexicana ou tex-mex. Fica deliciosa com doritos ou dippas.

Guacamole: Amasse o abacate com um amassador de batatas ou garfo e acrescente os outros ingredientes.


E a sobremesa foi o Creme de Abacate da Silvana, que não tem blog (ou não tinha) e publicou no Rei da quinzena do Colher de Tacho da prendadíssima Valentina. Essa foi o marido que escolheu e acertou! Só fiz algumas modificações de acordo com nosso gosto, que estão entre parênteses.

Creme de abacate

Ingredientes:
500g de abacate maduro

150ml de vinho do Porto (uhu!! dá um sabor fantástico!)

1 xícara de açúcar (usei 1/2 xícara)

200 ml de creme de leite (achei que seria muita gordura, então coloquei 2 colheres (sopa) só pra dar a cremosidade)

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em um recipiente e polvilhe chocolate meio amargo. Servir geladíssimo!!!!

6 comentários:

laila radice disse...

juliana que delicia!!! o guacamole eu amo agora esse creminho inusitado deve ser dos deuses...bjos

Silvia Arruda disse...

Juliana, eu amo abacate. E fez bem de provar a receita de guacamole da Cris. Ela é uma otima fonte de receitas tex-mex!! A foto ficou linda!!

Laurinha disse...

Hummm, abacate com vinho do Porto, que delícia!

Beijinhos,

Marizé disse...

Que boa escolha, essa receita está na minha lista e agora só fiquei com mais vontade ainda.

Beijocas

Eli disse...

Amo!!

Juliana disse...

Laila, o creme é delicioso e o sabor do vinho do Porto fica bem intenso, mas eu adorei!

Silvia, eu tb adorei as receitas da Cris. Agora sempre vou consultar lá :)

Laurinha, repito o que disse à Laila: Vinho do Poro é tudo de bom nessa sobremesa!

Lica, eu também.

Marizé, não passa vontade, não!