quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Salada de favas

Já que o calor não está dando trégua, uma saladinha no jantar cai muito bem.
Comprei essas favas-maravilha (uma referência à cor delas) na feirinha de domingo em Londrina e não sabia muito bem o que faria com elas, mas o clima me influenciou na escolha.
Cozinhei cerca de 1 xícara das favas, deixei esfriar e acrescentei tomate e cebola bem picadinhos, cheiro verde e completei com queijo minas também bem picado. O tempero foi só sal, limão e azeite, bem simples.
Fica mais gostosa se fizer no almoço pra comer no jantar, o tempero pega melhor e fica geladinha.
Folhas de alface ou outra verdura são um ótimo acompanhamento, pois é uma salada bem completa por ter proteínas (queijo), carboidratos (fava), gorduras (azeite) e vitaminas e minerais (verduras, tomate, cebola).

*As favas pertencem ao grupo alimentar das leguminosas, cujos representantes mais conhecidos são os feijões (todos), soja, grão de bico, ervilha. Eles têm bom teor de proteínas, carboidratos e fibras, por isso são importantes na alimentação diária.
Leguminosa é todo grão que nasce em vagem, sabiam?

6 comentários:

No Céu dos Bolos disse...

Obrigada pela visita ao meu blog. Não conhecia o teu mas estou a gostar muito mesmo. Vou adicionar aos favoritos para não te perder de vista.
Bjokas
Ana

Marizé disse...

Que inveja do calor que faz por aí, aqui não há maneiro do frio dar tréguas. Mas mesmo assim essa salada vinha a calhar, adoro favas.

Beijocas

Filipa disse...

Vim retribuir a visita ao meu cantinho :-)
Adoro favas e estas tuas estão com óptimo aspecto!!
Vou adicionar o teu link lá no meu blog sim?

Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Eu gosto imenso de favas (ainda hoje comi ao almoço favas guisadas à portuguesa), mas nunca me tinha lembrado de fazer uma salada assim para o Verão. Pois normalmente só como favas no Inverno. Já esta anotada a receita!

bjs

Natural Naturalmente disse...

Este seu espaço está de parabens, um mino, e os post um mais bacana que o outro.
Eu gosto das favas bem pequenas, são deliciosas.
beijinhos
Márcia

Anônimo disse...

Favas, como todas as leguminosas, são também ricas em proteínas...