Chique, né? Mas também pode ser Frango ao estilo francês com molho de vinho tinto.
Eu tenho uma coleção de livros que chama Culinária Ilustrada Passo a Passo e desde adolescente ela me encanta. Dia desses comprei um frango inteiro e não sabia muito bem como iria preparar. Aí que me lembrei dos livros e que tem um só sobre frango.
A receita é um pouco trabalhosa, mas garanto que vale a pena, porque o sabor é incrível e o molho fica com uma cor linda e suculento.
FRANGO AO VINHO TINTO - Coq au vin
Ingredientes:
2 Kg de frango cortado pelas juntas em 8 pedaços
125 g de toucinho em cubos (usei bacon)
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
18 - 20 cebolinhas descascadas(daquelas pra conserva)
250 g de cogumelos frescos cortados ao meio ou em quartos
1 dente de alho picado
2 cebolas pequenas picadas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de caldo de galinha ou água
1 macinho de ervas (bouquet garni): salsa, tomilho e louro
Sal e pimenta
Para a vinha-d'alhos
1 cebola em fatias finas
1 talo de salsão em fatias finas
1 cenoura em rodelas finas
1 dente de alho
6 grãos de pimenta-do-reino
375 ml de vinho tinto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de fazer:
Faça a vinha-d'alhos misturando todos os ingredientes em uma panela e leve para ferver. Abaixe o fogo e mantenha a fervura por 5 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar e despeje a mistura ao frango já lavado em uma tigela. Regue com o azeite, cubra com filme plástico ou tampe e deixe marinando por 12 - 18 horas na geladeira, mexendo os pedaços de vez em quando.
Retire o frango dos temperos e seque-os delicadamente com papel-toalha.
Coe a vinha-d'alhos em uma peneira sobre uma tigela e reserve o líquido e as hortaliças. Reserve.
Aqueça o óleo e a manteiga na panela e doure o toucinho (ou bacon) até dourar e soltar a gordura. Retire o toucinho e reserve.
Doure o frango na gordura da panela por cerca de 10 minutos até ficar bem dourado. Retire e reserve.
Aproveite a gordura em que dourou o frango e passe as cebolinhas para dourar um pouco. Retire e adicione os cogumelos até amaciar por cerca de 2 a 3 minutos. Retire e reserve.
Para terminar o cozimento, retorne as hortaliças da vinha-d'alhos reservadas à panela e cozinhe em fogo brando por 5 minutos. Polvilhe a farinha de trigo sobre as hortaliças, mexendo, até dourarem levemente por 2 a 3 minutos. Junte o líquido reservado e o caldo de galinha e adicione o alho e as cebolas picadas, o bouquet garni , sal e pimenta. Aqueça até ferver, mexendo bem. Volte a colocar o frango, cubra e cozinhe por 45 minutos a 1 hora até que esteja macio. Transfira o frango para um prato e despeje o molho em uma tigela, limpando bem a panela.
Volte as cebolinhas à panela, coe o molho sobre elas e cozinhe em fogo baixo até ficarem macias. Acrescente os cogumelos e cozinhe mais um pouco. Junte o frango e o toucinho reservados e aqueça mais um pouco antes de servir.
Eu não tinha batatas em casa, mas acredito que seja o acompanhamento perfeito.
3 comentários:
Oi Juliana, tudo bem? Eu também tenho esse livro e já fiz essa receita. Veja a minha postagem (http://receitapassoapasso.blogspot.com/2009/05/coq-au-vin-frango-ao-vinho-tinto.html)
E posso dizer que fica delicioso mesmo. Mudei uma coisa aqui outra ali, mas a base é a mesma. Bjs.
faço um pouquinho diferente, mas sua esta divina. bjs
Juliana, estamos programando um encontro de blogueiras em Curitiba, vc tem um e-mail da contato? Vai ser para dia 17/10/09, por favor fico no aguardo, qualquer coisa pode deixar recado no meu blog (comentarios) ou no e-mail:
paulaaccpacheco@gmail.com
bjs
Paula
Postar um comentário