terça-feira, 16 de outubro de 2007

Paraná e o barreado


Nesse último feriado fomos a Curitiba visitar meus cunhados e aproveitamos pra fazer um passeio que há muito nos interessava: Morretes via estrada da Graciosa. Pra quem não é do Paraná ou não sabe do que estou falando, a estrada da Graciosa liga Curitiba ao litoral. Mas e daí? Daí que é diferente da estrada convencional. Primeiro porque é extremamente sinuosa e estreita, então correr está fora dos planos. Mas, sinceramente, quem vai querer andar a mais de 60 Km/hora em uma estrada no meio da serra, toda florida e com aquele ar " diferente" da cidade? além disso, tem lugares em que se pode estacionar o carro e admirar cachoeiras, flores e se refrescar um pouco. Tem até churrasqueiras espalhadas no meio da mata pra quem quer fazer aquele churrasquinho bacana do fim de semana em um ambiente mas bucólico.


Mas depois de tanta natureza, deu uma fome monstro em todos, que só queriam chegar logo em Morretes e comer o famoso barreado, prato típico da região. O prato leva carne bovina com vários temperos (gostaria de saber exatamente o que vai, pois tem um sabor bem forte) que é cozida por várias horas em panela de barro e tem a tampa vedada com uma massa de água e farinha para manter o vapor lá dentro.


O barreado e´servido tradicionalmente com farinha de mandioca crua, arroz e banana. A maioria dos restaurantes oferece, além disso, camarão frito (ai, meu Deus!), filé de peixe à milanesa, vinagrete de mariscos, banana à milanesa e um bolinho e mandioca recheado com a carne do barreado. Parece muito, né? Mas acaba-se experimentando de tudo e pra quem reservou em espacinho bo estômago, ainda tem a sobremesa da casa, que é banana flambada acompanhada de sorvete. Depois dessa, quase subi a serra a pé.

5 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

que comida BOA! uau! Eu cresci ali na fronteira entre PR e SP e adorava a paisagem de araucarias. Lindo esse lugar. Realmente, nao dah pra passar correndo. um beijo,

Vitor Hugo disse...

Oi Juliana! Agradeço a visita lá no Prato! Barreado, acho que comi apenas uma vez quando era pequeno ainda, uma pena! hehehe

Quando eu estiver de férias, espero fazer um tour pelo PR para provar essas delícias novamente! =D

Anônimo disse...

Eba!!! Notícias novas!!! Então Ju, já que nesse post vc não colocou receita, segue a minha contribuição: a receita do barreado. Como a receita é muito grande, vou deixar aqui somente os ingredientes. As quantidades e modo de preparo e estão no site: http://www.torque.com.br/barreado/receita.htm
Só para se ter uma ideia o barreado fica no fogo de 16 a 24 horas!!!!!!!
Os ingredientes são:
Carne magra sem osso (paleta ou maminha de alcatra);
Toucinho ou bacon;
Tomates maduros;
Cebolas;
Salsão ou aipo picadas;
Alho-porro picados;
Cominho em pó;
Orégano em pó;
Cheiro verde picados;
Extrato de tomate;
Louro;
Sal;
Pimenta-do-reino;
Alho;
Noz-moscada;
Vinagre de vinho;
Folhas verdes e pequenas de bananeira para sobrepor ao conteúdo da panela;
Farinha de mandioca fina para o lacre e para a mesa;
Banana-caturra maduras e frescas;
Pimenta malagueta para a mesa.

PS: Apesar de paranaense nunca comi bareado e nunca fui passear na estrada da Graciosa... :o(

Cinara disse...

Juliana, olha que coincidência: meu cunhado se mudou para Curitiba há 7 meses com a família, e nós pretendemos ir visitá-los em breve! Adorei as suas dicas sobre o passeio e a comida, e as fotos ficaram lindas! ;o) Beijos e um ótimo final de semana para você!

Juliana disse...

Fer, o lugar é realmente encantador e dá uma paz imensa a paisagem.

Victor Hugo, o Prato já está nos meus favoritos! E se puder, não perca a oportunidade de prestigiar o barreado.

Iáscara, amiga querida! Não coloquei a receita do barreado porque não tinha mesmo...Mas agradeço a colaboração e queria mesmo saber os temperos que vão na receita! E qdo vc vier pra cá, quem sabe dá certo de marcarmos um passeio por lá?
Beijinhos!!!

Cinara querida!
Que coincidência mesmo!! Vai que dá certo de nos encontrarmos por lá? Seria ótimo!
Adorei seu comentário e estou adorando esse mundo blogueiro e a oportunidade de conhecer pessoas tão interessantes.
Bom ffim de semana também!!