terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FILÉ DE FRANGO À PARMEGIANA



A Ana Maria Braga ensinou ontem como preparar filé a parmegiana e eu babei em frente à TV, me deu uma vontade louca de comer parmegiana.
A solução foi adaptar um pouquinho. Fiz com filé de frango grelhado, sem fritar à milanesa, afinal não estamos podendo nos dar o luxo de comer tantas calorias assim, num jantar de meio de semana.
E sabe de uma coisa? Não ficou nem um pouco seco nem sem gosto. Cortei os filés um pouco mais altos do que o habitual e deixei no tempero por 1 hora.
Esse prato não tem receita, fiz tudo no olhômetro.

Primeiro, corte 2 peitos de frango em filés de aproximadamente 2 dedos de espessura (meu dedo é fino, regule aí o seu). Tempere com sal, limão, pimenta e alho amassado. Besunte com um fio de azeite e deixe na geladeira enquanto prepara as outras coisas. Se deixar mais tempo, melhor.
Prepare um molho de tomates caprichado. Eu uso alho e cebola picadinhos e orégano e deixo cozinhando por umas 2 horas. Pode ser com tomates frescos maduros, tomate pelado de lata ou molho pronto. Se usar o pronto, por favor escolha um de qualidade boa. Eu faço molho de tomate e congelo em porções sempre que encontro tomates bem maduros, bonitos e com preço bom.
*Meu pai me ligou do supermercado um dia desses perguntando se eu precisava de tomate. Disse que sim, mas não disse a quantidade. Ele apareceu em casa com um saco enorme de tomates lindos, que viraram esse molho da receita.
Não usei o forno para essa receita. Fiz tudo na panela elétrica, é tudo de bom. Comece grelhando os filés de frango até ficarem bem passadinhos, depois acrescente o molho de tomates, deixe ferver um pouco pra pegar gosto e em seguida coloque fatias de mussarela por cima. Tampe para derreter o queijo e está pronto um franguinho rápido e mais magrinho pra variar no dia-a-dia.
Eu servi com arroz branco fresquinho e brócolis com alho laminado.

                                                

LIGHT: CONCHINHA DE REPOLHO COM SOJA

Gostei muito da sugestão do meu leitor Carlos Alberto de fazer posts com conteúdo light, com opções mais magrinhas. Até disse a ele que me esqueço de colocar esse tipo de receita no blog, já que trabalho com receitas magras no dia-a-dia. Sou nutricionista e sempre sugiro opções magrinhas, porém saborosas aos meus clientes. Afinal, ninguém merece fazer uma dieta e ainda comer mal.
Por isso, pensei em postar todas receitas light às segundas-feiras, que é o dia mundial do arrependimento pós fim de semana e também dia internacional de voucomeçarminhadietahoje. Rsrsrsrsrs.

*A receita de hoje vale para segunda. Ontem deu um toró aqui que não tive como continuar o post.

Pra começar os trabalhos, apresento uma sugestão de salada que pode ser uma refeição.
A ideia peguei no site da Boa Forma (as receitas são excelentes) e adaptei com o que tinha em casa. A original leva quinua e alface ameicana, mas na despensa tinha soja em grãos e na geladeira um repolho já bem idoso.

CONCHINHA DE REPOLHO COM SOJA


INGREDIENTES
4 colheres (sopa) de soja em grão
2 ½ copos (500 ml) de água
1/2 cebola picada
4 colheres (sopa) de vagem cozida e picada
4 damascos secos picados
4 nozes picadas 
2 colheres (sopa) de uva passa
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de vinagre de maçã
2 colheres (sopa) de salsinha picada
4 folhas grandes de repolho (ou alface-americana)



MODO DE PREPARO
Ferva a água, acrescente sal a gosto e cozinhe a soja até que os grãos fiquem  macios, porém não muito moles, afinal é uma salada. Retire do fogo, escorra bem a água e deixe a soja esfriar. Passe os grãos para uma vasilha funda e acrescente a cebola, a vagem, o damasco, as nozes e a uva passa. Tempere com o sal, o azeite e o vinagre e misture bem. Por último, polvilhe a salsinha. Coloque a mistura dentro da folha e sirva fria.