quinta-feira, 1 de abril de 2010

Riosoto de abobrinha bom demais


Sábado à noite ficamos em casa, queríamos descansar, curtir um pouco nosso cantinho e aproveitar que estava chovendo pra namorar e colocar os assuntos em dia. Afinal, o dia-a-dia acaba matando um pouco as conversas leves, o romantismo. Mas sempre é hora pra recomeçar e nada melhor do que uma comidinha gostosa e preparada a 4 mãos pra deixar um clima agradável. Tô romântica, né? Ai, ai....

Então vamos pro risoto. Me inspirei em uma receita da Morena Leite, do Capim Santo. Eu a vi preparando o risoto em um programa de TV que não me lembro qual foi, mas o que me chamou a atenção foi que ela disse que o risoto teria 3 texturas de abobrinha, crocante, macia e creme.





Risoto de abobrinha bom demais


Eu usei:

2 abobrinhas verdes médias

1/2 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1 xícara (chá) de arroz arbório

1 colher (sopa) de manteiga de garrafa

1/2 xícara (chá) de vinho branco

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha

1 punhado de queijo minas curado ralado

Suco de 1/2 limão

1 colher (sopa) de castanha de caju

Azeite de oliva

Sal e pimenta-do reino

700 ml de caldo de legumes caseiro* aproximadamente

Cebolinha verde picada a gosto



*Se não tiver o caldo caseiro, dissolva um sachê de caldo de legumes na mesma quantidade de água e acerte o sal.



Fiz assim:

Cortei metade de uma abobrinha em fatias finas e grelhei na panela que usaria pro risoto com 1 fio de azeite até ficar douradinha. Reservei. Na mesma panela, refoguei o restante da abobrinha cortada em meia-lua (só pra fazer uma graça) até ficar macia. Metade dessa abobrinha refogada bati no processador com o suco de limão, a castanha de caju, um pouco de azeite e um pouco do caldo de legumes, só pra ficar cremoso. Acertei o sal e pronto. O pesto de abobrinha está feito. Reservei.

Naquela panela que grelhei a abobrinha e refoguei o restante, aqueci mais um pouco de manteiga de garrafa (isso foi coisa minha, compramos uma garrafa em Maceió e queria usar, o resultado foi ótimo) e refoguei a cebola, até ficar transparente. Juntei o arroz e mexi até os grãos ficarem brilhantes. Coloquei o vinho e mexi um pouco até evaporar. Nessa hora você percebe que o arroz fica mais cremoso porque o amido começa a soltar um pouco e fica lindo!!! Depois disso, comecei a colocar o caldo de legumes, que já estava fervendo em uma panela ao lado. Concha a concha, esperei o arroz absorver o caldo pra colocar a próxima. Depois de uns 10 minutos de cozimento, juntei o pesto reservado e continuei a colocar o caldo, até que o arroz estivesse cozido "al dente". Coloquei a pimenta dedo-de-moça, desliguei a panela, acrescentei o queijo, mexi bem e decorei com a cebolinha. Geralmente coloco aquela colherada de manteiga gelada no fim pra dar brilho, mas desta vez não achei necessário, já que o pesto deixou o risoto mais cremoso e até vi um brilho no risoto. Pode ser reflexo dos meus olhos ...rsrsrs.

Montei nos pratos com a abobrinha grelhada por cima e servi com filé de atum grelhado (que ficou malpassado por dentro, minhanossaquedelícia!).

Espero que vocês gostem. Nós gostamos!