terça-feira, 30 de setembro de 2008

Desafio Mão na Massa


É a primeira vez que participo de um evento promovido por um blog e posso dizer que adorei.

Quem promove o desafio é uma cozinheira de 12 anos muito talentosa que tem o blog Mão na Massa e está sempre com novidades por lá. Vale a pena dar uma conferida!

Foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais uma blogueira muito bacana, a Andréa do blog 1001 Coisas. Trocamos alguns emails, descobrimos um pouco os gostos de cada uma e trocamos receitas de chocolate, que era o tema do desafio.

Ela me enviou uma receita de brownie que foi o maior sucesso aqui em casa e acabou rapidinho.

É uma receita bem fácil de executar, com ingredientes simples e com um resultado bem leve e saboroso. E também diferente de uma outra receita de brownie que eu tenho, iguslmente delicioso.

Espero participar de outros eventos da net e compartilhar com vocês.


BROWNIE

INGREDIENTES
½ xic de farinha de trigo
6 colh (sopa) de chocolate em pó
½ xíc de manteiga
¾ xic de açúcar
2 ovos ligeiramente batidos
1 colh (chá) de baunilha
½ xic de nozes picadas

PREPARO
Misture a farinha e o chocolate. Bate a manteiga com o açúcar, junte os ovos, a baunilha e bata novamente. Acrescente a farinha, aos poucos, misturando bem. Junte as nozes e mexa novamente. Espalhe em assadeira untada e alise a superfície. Asse em forno médio (180), por cerca de 15 minutos ou até o garfo sair seco. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.


*Eu não perguntei à Andréa o tamanho da assadeira, por isso meus brownies ficaram tão baixinhos. Eu usei a menos assadeira retangular que eu tinha, mas acredito que em uma menor ficaria mais bonitinho.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Manezinho Araújo


Manoel Pereira de Araújo, pernambucano, era cantor e compositor e conhecido como o rei da embolada. Compôs a música "Dezessete e Setecentos", gravada por Luiz Gonzaga. Foi soldado e viveu na Bahia e no Rio de Janeiro, onde montou com sua esposa um restaurante de comida baiana. Segundo pesquisas na net, ele foi o criador da receita, uma sobremesa simples que agrada muitos paladares.
Leia mais sobre Manezinho Araújo aqui e aqui.
Eu estava com algumas bananas pedindo socorro e fui procurar uma receita para usá-las. Inicialmente faria um bolo, mas me lembrei dessa sobremesa que minha mãe fazia com uma certa frequenciae que há muito não comia. Liguei para mami, mas ela não encontrou a receita, então tive que fuçar na net. Encontrei várias opções e acabei pegando uma parte de cada uma para fazer ao gosto da "freguesia" de casa e usar os ingredientes que tinha aqui.
Apresento a minha versão para o Manezinho Araújo:
MANEZINHO ARAÚJO

CALDA
Ingredientes:
5 colheres (sopa) de açúcar
1 pau de canela
Casquinha de ½ laranja e ½ limão
1 xícara (chá) de água
5 bananas nanicas cortadas em rodelas

Modo de fazer:
Leve ao fogo o açúcar com a água, a canela e as casquinhas. Deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio. Acrescente as bananas e deixe cozinhar até que amoleçam um pouco. Despeje no fundo da travessa em que for montar a sobremesa e reserve.

CREME
Ingredientes:
2 gemas peneiradas
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de amido de milho
400 ml de leite

Modo de fazer:
Dissolva o amido de milho em um pouco de leite frio e misture aos demais ingredientes. Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Espere esfriar um pouco e despeje sobre o doce de bananas.

SUSPIRO
Ingredientes:
3 claras
6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer:
Bata as claras em neve a adicione o açúcar até formar o suspiro.
Coloque o suspiro às colheradas por cima do creme já frio, formando uns picos. Leve ao forno para dourar o suspiro e mantenha em geladeira até o momento de servir.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Salmão teriyaki com abobrinhas grelhadas


Hoje começou a primavera, mas aqui está fazendo um frio tremendo que não consegui pensar em nada muito florido para postar.

Esse salmão já fiz há algum tempo, vi a receita em um revista Claudia Cozinha, mas lá o acompanhamento era shimeji na manteiga (ai, se eu tivesse shimeji em casa), mas resolvi acompanhar com essas abobrinhas que estavam na geladeira esperando uma companhia nobre para aparecer..

Ele ficou rosadinho no centro, bem macio e suculento. O molho tem um sabor muito bom, além de dar essa cor fantástica ao peixe.


Aqui vai a minha adaptação, sem o shimeji. A receita original está na edição 559 da Claudia Cozinha


Salmão Teriyaki com abobrinhas grelhadas

Ingredientes
½ xícara (chá) de shoyu

½ xícara (chá) de saquê

4 colheres (sopa) de açúcar

(fiz meia receita do molho)


1 filé (1,5Kg) de salmão com pele, cortado no sentido do comprimento (usei cerca de 600g para duas pessoas)

Modo de Preparo

1. Em uma tigela, misture o shoyu, o sakê e o açúcar até obter um molho homogêneo.

2. Com uma faca afiada, divida o peixe em postas, sem cortar a pele. Arrume em uma assadeira grande , banhe com o molho e leve ao forno moderado (180º.C), preaquecido, regando, às vezes, por 40 minutos ou até que a carne se desprenda em lascas (teste espetando com um garfo).

(Eu grelhei o salmão e as abobrinhas no grill, foi bem rápido o preparo)

Retire do forno e separe as postas cortando a pele.


*Deixei o peixe marinando no molho por umas duas horas antes de preparar, pois tinha que sair.

**Separei um pouquinho do molho e deixei 1 abobrinha fatiada marinando em outra tigela.

***Minha casa ficou cheirando a salmão pelo menos uns 2 dias :-)



domingo, 21 de setembro de 2008

Risoto de lombinho com ameixa preta



Esse prato surgiu de uma vontade do marido de usar ameixa preta em um risoto. E eu achei que o saquinho de ameixas na despensa gostaria muito de ser acompanhada pelos 2 bifes de lombinhos perdidos no frio do congelador.

E o casamento foi selado pelo toque do suco de limão no tempero e no final da preparação.


Fizemos assim:

Depois de descongelado, o lombinho em cubos ficou marinando em suco de limão, molho de pimenta (da minha tia, é especial!) e sal por uns 30 minutos. Quem tiver mais tempo, pode deixar mais, nós deixamos lá enquanto preparávamos os demais ingredientes.

Cebola picada, manteiga separada, vinho branco seco na metade da xícara, arroz arbório reservado, 6 ameixas sem caroço em tirinhas e o sachê de caldo de carne fervendo em 3 xícaras (chá) de água. Adoro separar tudo em potinhos como na TV, acho um charme!!

O lombinho foi para a panela quente com um pouquinho de óleo até dourar e ficou esperando sua vez em um potinho.

Na "sujeirinha" da carne derretemos 1 colher (sopa) de manteiga e refogamos a cebola. Depois de transparente ela recebeu o arroz até ficar brilhante. Em seguida entrou o vinho branco para ajudar o amido a se soltar e ficou lá até evaporar. O caldo começou a ser despejado para começar a cozinhar o arroz, colocado concha a concha e mexendo sempre, devagar.

Na metade do cozimento (depois de uns 10 minutos) colocamos as ameixas e a carne reservada. Daí em diante, foi só esperar o arroz ficar al dente, acrescentar mais um tiquinho de manteiga só para dar o brilho, salpicar parmesão ralado e cebolinha verde.


Bom apetite!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Que tal um risoto? Ou um bolo?




Este post hoje tem duas razões para acontecer.
Primeiro, porque é a reativação do blog, que desde maio está parado por motivos diversos.
Segundo, porque sexta-feira (12/09) este espaço fez seu primeiro aniversário e achei que merecesse uma comemoração.

Estou muito feliz por estar de volta e com várias receitas desse tempo todo para postar.

Amigos e leitores, espero que compreendam minha ausência e que apreciem o novo layout e os pratos aqui apresentados.


Obrigada.

E volte sempre!