sexta-feira, 28 de março de 2008

Bolo de caneca, um senhor dos foodblogs




Eu sei que muita gente já fez essa receita, que não é nenhuma novidade, mas temos que concordar que é muito interessante. Achei perfeito pra matar aquela vontade doida de comer um bolinho em algum momento inapropriado pra ligar a batedeira ou quando a preguiça grita no seu ser.

Essa receita já circulou uma infinidade de blogs culinários e agora é a vez de aparecer aqui. Esse receita eu encontrei no blog da Laila, uma querida que faz o delicioso Comidinhas do Bem


Bolo de Caneca

4 colheres de sopa de farinha

4 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de chocolate em pó

1 ovo

3 colheres de sopa de leite

3 colheres de sopa de óleo


Juntar a farinha o açúcar e o chocolate e mexer.

Adicionar o ovo e mexer com um garfo.

Por fim junta-se o leite e o óleo e mexe-se de novo.

Levar ao microondas em potência máxima durante três minutos.


A Laila fez uma caldinha, mas eu estava tão ansiosa pra experimentar que esqueci (e queimei a língua, claro :-0)


Pronto!

terça-feira, 25 de março de 2008

Sem fotos e sem posts

Hoje o Picnik e o Blogger resolveram não aceitar minhas fotos. Fico frustrada e muito brava, não sei o que acontece.
Quero publicar minhas receitas com as devidas imagens!
Que chato!

Beijinhos a todos

terça-feira, 18 de março de 2008

Filé com banana e cebolinha verde

Já que comecei a semana com filé vou continuar com o tema.
Fiz esse filé em um sábado que resolvemos almoçar em casa. Quem me deu essa receita foi minha amiga Iáscara (que tirou da Cláudia Cozinha, se não me engano), que sempre me dá excelentes idéias de comidinhas gostosas. Eu tive que mudar um pouco o modo de preparo porque só tinha medalhões e não queria fazer uma peça de filé só pra dois.

Aqui vai a receita original e minhas modificações entre parênteses:

FILÉ MIGNON COM BANANA E CEBOLINHA VERDE
Ingredientes:1 peça de filé (900g) sem as extremidades (usei 4 medalhões)
4 dentes de alho amassados (2 dentes)
1 col (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
3 col (sopa) de mostarda (usei 2)
2 col (sopa) de óleo (usei 1)
2 col (sopa) de manteiga (usei 1)
2 bananas-da-terra maduras, cortadas em fatias pelo comprimento (usei 2 bananas nanicas não muito maduras)
15 hastes de cebolinha verde (somente a parte verde)
250g de bacon em fatias (usei uma fatia para cada medalhão)

Sobre uma tábua, corte a peça de filé como uma manta. Tempere com alho, sal e pimenta. Espalhe a mostarda na parte de cima. Reserve.
Em uma frigideira, aqueça o óleo e a manteiga e frite as fatias de banana dos dois lados até dourar. Disponha as fatias de banana sobre a carne e, por cima, a cebolinha. Dobre a manta ao meio, feche as extremidades com palitos e prenda-os com um pedaço de barbante trançado para que não se soltem durante o cozimento. Envolva toda a peça de carne com as fatias de bacon. Leve ao forno alto, em uma assadeira untada com óleo, por 45 minutos ou até que o bacon fique bem dourado. Corte a carne em fatias e sirva com o molho da assadeira.
(Depois de temperar a carne, eu aferventei ligeiramente as hastes de cebolinha e prendi junto com o bacon, por dentro. O restante fiz igual, só levou menos tempo por ser menos carne e em pedaços menores. Tem que ficar de olho, porque filé torrado não ta com nada!)

Bom, eu adoro banana com pratos salgados e a cebolinha dá um toque muito especial.
Valeu, amiga!
Ah, combina perfeitamente com arroz branco coberto com cebolas carameladas.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Estrogofone especial

Eu sei que todo mundo tem uma receita de estrogonofe, que sabe fazer e até que já enjoou do pobre clássico, mas esse é um dos meus pratos preferidos de comer e de fazer. E foi minha mãe quem me ensinou desser jeito
O título diz especial porque foi feito a quatro mãos e com ingredientes show, digamos assim.
Como já disse, o marido tá querendo aprender a cozinhar e ajudá-lo nessa tarefa tem sido extremamante prazeroso pra mim, já que acredito que cozinha e amor tem tudo a ver.
Então, pegamos uns 500g de filé mignon, cortamos em tirinhas (eu gosto de tirinhas meio gordinhas, pra poder entir o sabor na hora de comer) e levamos a uma panela com um pouco de manteiga para dourar. O importante é não temperar antes e deixar apenas que doure, para não ficar dura. Retiramos a carninha, temperamos com sal e pimenta e salpicamos um pouquinho de farinha de trigo por cima para encorpar um pouco o molho (não se preocupe, não vai ficar com gosto de farinha). Reservamos.
Na mesma panela, colocamos mais um pouco de manteiga e refogamos uma cebola média bem picadinha até murchar. Aí acrescentamos mais ou menos 1 xícara (chá) de molho de tomate de verdade (fiz o molho com tomates bem maduros, etc.. faço um post com ele em breve), refogamos ligeiramente e temperamos com uma mistura de catchup, mostarda (a nossa era Dijon, que chique!!hehe)e molho inglês. A quantidade varia com a quantidade de carne, acho que usamos 1 colher (sopa) de cada um, mas sempre experimento pra corrigir o sal e os outros temperos.
Depois de apurado um pouco o molho, colocamos um tanto de cogumelos Paris frescos fatiados meio grossos que tínhamos trazido de Londrina (Já disse que aqui não existem essas coisas, né? Se eu pedir cogumelo fresco em algum supermercado vou receber uma careta...).
Enfim, quando os cogumelos estavam macios, voltamos o filé reservado à panela e flambamos* com conhaque, que eu acho o máximo ver a chama na panela e acho que dá um sabor especial.
E pra finalizar, o creme de leite fresco, aquecemos mais um pouquinho, verificamos o arroz e... Vamos comer que eu não vejo a hora de provar!!!
E sabe que ficou bom!! Bom, não, delicioso!

*Flambar é finalizar uma receita através da eliminação do álcool de uma bebida, fazendo arder diretamente. Umedecer o alimento, tanto doce quanto salgado, com bebida alcoólica e colocar fogo.
(Fonte: Dicionário de Culinária Cyber Cook)

domingo, 16 de março de 2008

Risoto de linguiça e brócolis

Risotinho caprichado e saboroso esse aí de lingüiça e brócolis.
Antes de tudo, é preciso usar uma lingüiça fresca boa, mas boa mesmo, que tenha mais carne do que pelotas de gordura. Depois é só tirar a pele e colocar direto na panela em que vai ser feito o risoto e deixar fritar um pouco. Quando estiver douradinha, retire e reserve, mas não lave a panela, que vai guardar um pouco do sabor da lingüiça.
Enquanto nossa amiga frita, lave bem o brócolis, corte em buquês pequenos e pique os talos (nada de desperdício!). Afervente por mais ou menos 1 minuto e passe na água gelada. Reserve.
Enquanto isso, pique a cebola, coloque o caldo para ferver e separe o vinho que irá usar.
Em uma panela grossa, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e junte 1 cebola média picada. Quando a cebola estiver começando a dourar, junte o arroz, misture bem e deixe no fogo 2 minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe secar um pouco. Na metade do cozimento, coloque a linguiça reservada para dar o sabor ao prato. Concha a concha e na medida em que o líquido for totalmente absorvido pelo arroz, adicione o caldo à panela, mexendo constantemente. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente. Desligue o fogo, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga gelada para dar brilho, misture bem e junte o parmesão. Sirva imediatamente.
Agora é só chamar a família pra comer!
Boa semana a todos

segunda-feira, 10 de março de 2008

Berinjela recheada

Um prato pra começar bem a semana. Comemos no jantar dia desses, sabe aqueles em que você quer comer alguma coisa diferente mas não sabe exatamente o que? Abri a geladeira e lá estava a Dona Berinjela piscando para mim, foi inspiração na hora!
Fiz assim:
Cortei uma berinjela grande (enorme, na verdade) no sentido do comprimento. Aferventei por alguns minutinhos - pouca coisa, o suficiente p/ amolecer um pouco- retirei a polpa com uma colher, tomendo o maior cuidado para não furar e reservei as metades.
Numa panelinha com azeite refoguei alho, cebola, a polpa da berinjela que eu tinha retirado, pimentão amarelo, azeitonas pretas picadinhas, pimenta dedo-de-moça e manjericão. Depois de pronto acrescentei queijo minas frescal em cubinhos e recheei as berinjelas que estavam me esperando. As barquinhas prontas, agora é só jogar um parmesão ralado por cima e levar ao forno para gratinar.
Acompanhei com uma saladinha de alface roxa e só! Delícia!!!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Frango mediterrâneo

Eu sou leitora assídua do Rainhas do Lar e "fazedora" das receitas de lá. Quando vi essa receita quis fazer na mesma hora. Achei um jeito ótimo de mudar a cara do filé de frango com muuuuuito sabor.
Fiz igualzinho à Faby e realmente o perfume que deixa na casa enquanto está assando é demais.
A receita está no Rainhas do Lar, para isso clique aqui.

domingo, 2 de março de 2008

Bodas de Papel


O dia 02 de março de 2007 foi especial. O mais feliz da minha vida até hoje.
Se casar com o homem que você ama e ser correspondida é a melhor coisa do mundo. E ter como objetivo formar uma família cheia de amor faz as dificuldades do dia-a-dia ficarem mais leves e prazerosos.
Hoje faz um ano que estamos casados e a convivência é um presente de Deus.
Ao contrário do que muitos dizem, casamento é bom, sim senhor!
É responsabilidade de cada um fazê-lo ser bom.
Beijinhos a todos!
(Ah, a foto é do meu casamento mesmo. Na entrada com meu pai :0)